No passado dia 12 de Dezembro, nos Paços do Concelho (Odivelas), procedeu-se à assinatura do Protocolo de Cooperação para a criação da Rede de Intervenção na Violência Doméstica e em Pessoas Vulneráveis no Concelho de Odivelas. A constituição desta Rede foi o culminar da experiência-piloto, realizada neste concelho, pelo projecto RiiiM da UMAR (projecto que tem como entidades parceiras a AMUCIP, a ILGA-Portugal, a Casa do Brasil de Lisboa, a associação Solidariedade Imigrante e a Câmara Municipal de Odivelas). Aderiram à Rede as seguintes entidades: Câmara Municipal de Odivelas, GAV de Odivelas/APAV, Centro Comunitário e Paroquial da Ramada, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Odivelas, Hospital Beatriz Ângelo, Instituto de Solidariedade e Segurança Social de Odivelas, Ministério Público de Loures, Polícia de Segurança Pública de Loures, Unidade de Cuidados na Comunidade Nostra Pontinha, Unidade de Cuidados na Comunidade Saúde a Seu Lado.
No decorrer da cerimónia, foi ainda lançado o manual de procedimentos para uma intervenção integrada, intersectorial e multidisciplinar no combate à violência doméstica e ao tráfico de seres humanos (produto do projecto RiiiM). As pessoas presentes visionaram também o filme STOP contra a violência doméstica nas comunidades ciganas (produto do projecto RiiiM).
Nesse mesmo dia, à tarde, realizou-se no Auditório dos Paços do Concelho (Odivelas) o Fórum de trabalho "Redes de intervenção especializada na área da violência doméstica e do tráfico de seres humanos". Esta sessão contou a partilha de experiências do projecto SOS TSH Lisboa (dinamizado pela APF - Associação para o Planeamento da Família), da Rede Integrada de Intervenção na Violência na Amadora, do Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica, da Rede Municipal de Intervenção na Violência Doméstica de Loures, da Rede do Gabinete de Atendimento a Vitimas de Violência Doméstica do Seixal e da Rede de Intervenção na Violência Doméstica e em Pessoas Vulneráveis no Concelho de Odivelas.