Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

Revista Notícias, Tráfico Humano.
A Escravatura dos Tempos Modernos

noticias trafico humano

pdfRevista

STOP contra a Violência Doméstica nas Comunidades Ciganas

Um filme realizado pelo Centro de Estudos Ciganos para o projecto RiiiM

A preocupação de tomar em conta as particularidades de vários grupos da população, como as mulheres ciganas e imigrantes e as pessoas LGBT, levou a que o projecto fosse desenvolvido em parceria com as associações AMUCIP, Casa do Brasil de Lisboa, ILGA Portugal e Solidariedade Imigrante, para além da Câmara Municipal de Odivelas.

Quando nos debruçámos sobre o modelo de procedimentos a propor para a intervenção na violência doméstica, sentimos a necessidade de auscultar mais representantes da comunidade cigana, para além das nossas parceiras da AMUCIP, sobre a sua maneira de lidar com a violência doméstica e com os serviços de apoio existentes. Com este propósito, fez-se duas reuniões com dois dirigentes de associações ciganas, a APODEC e a Associação Cigana de Coimbra.

Desta última, surgiu a ideia de se fazer um curto filme de sensibilização contra a violência doméstica, dirigido à comunidade cigana. Foi assim que se estabeleceu uma parceria pontual com a Associação Cigana de Coimbra e o Centro de Estudos Ciganos, da qual resultou mais este produto do projecto RiiiM.

Tendo em conta a endogeneidade que caracteriza a organização social das comunidades ciganas, parece-nos da maior importância elas poderem dispor deste material de sensibilização e de prevenção da violência doméstica, realizado por pessoas ciganas e especialmente pensado para elas.